Tem Menina no Circuito

TEM MENINA EM Minas Gerais

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Tem Menina – Minas

Em 2019, o projeto “Tem Menina no Circuito” expande suas atividades ao estado de Minas Gerais através de uma parceria estabelecida com a professora Liliana Sanz de La Torre da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A equipe da UFU conta ainda com a profa. Sorandra Côrrea de Lima, do Instituto de Física do campus Monte Carmelo-, e os professores Maísa Gonçalves da Silva e Alex de Medeiros Carvalho, da Escola de Educação Básica (ESEBA).

Em 2023, o projeto conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia através dos recursos do edital PEIC 2023.

Em 2024, o projeto expande suas ações para a Escola Estadual Segismundo Pereira, desenvolvendo atividades de física básica e robótica.

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Atividades em Uberlândia em 2024

Parte da equipe do Tem Menina Minas em Abril. De esq. à dir. Sandy Sales, Larissa Aguiar, Profa. Gabriela Vieira, Profa. Liliana Sanz e Ana Beatriz Thezolin na EE. Segismundo Pereira.

2024 marca o início das atividades do projeto na Escola Estadual Segismundo Pereira, como uma experiência dentro da disciplina de tecnologias. Realizamos atividades de física básica, onde são explorados conceitos fundamentais do eletromagnetismo, dentre outras áreas da física e das ciências exatas, de responsabilidade da Profa. Liliana Sanz. Alternadamente, a profa. Gabriela Vieira desenvolve atividades de robótica usando o controlador Arduíno, trazendo para a turma montagens cada vez mais desafiadores.

Segue uma galeria de fotos das nossas atividades durante este ano!

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Tem Menina - Minas (2019-2023)

Nos anos de 2019 a 2022, o projeto “Tem Menina no Circuito” expande suas atividades ao estado de Minas Gerais mediante uma parceria estabelecida com a professora Liliana Sanz de La Torre da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Em 2023, com a entrada na equipe do Prof. Alex Medeiros de Carvalho, a equipe fica habilitada para ampliar as atividades para a área de robótica na Escola de Educação Básica em Uberlândia.

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Atividades em Uberlândia em 2023

Continuando com as atividades na Escola de Educação Básica, um novo grupo de meninas desenvolveu atividades de física básica, focadas no eletromagnetismo, com uma novidade: aulas de robótica! De abril a dezembro, as meninas fizeram oficinas variadas e visitaram a UFU e o Museu Diversão com Ciência e Arte (Museu Dica), além de visitar a amostra Brincando & Aprendendo. As visitas foram realizadas com o apoio financeiro do Programa de Extensão Integração UFU/Comunidade do ano de 2023 (PEIC 2023).

O projeto teve participação ativa no Brincando & Aprendendo 2023, onde oferecemos aos visitantes uma rotação por três estações sendo estas uma oficina de cartões luminosos, uma oficina de circuitos em massinha e um desafio de montagem de circuitos usando o controlador Makey-Makey. Os participantes adoraram a experiência!

Outra das nossas experiências em 2023 foi a participação com uma oficina na Semana da Física da UFU. Alunas dos três cursos de graduação do Instituto de Física tiveram a oportunidade de conhecer o projeto de primeira mão, fazendo as já tradicionais oficinas de circuitos e massinha e papel. Dentre elas, três formam parte da nossa equipe atual e desenvolvem atividades na escola participante do projeto.

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Atividades em Monte Carmelo em 2023

Em Monte Carmelo, um grupo de meninas realizou um conjunto de três visitas ao campus da UFU para momentos muito especiais de interação com o ensino superior.

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Atividades em Uberlândia-MG (2019 – 2022)

O diferencial em 2019 da parceria com Minas Gerais foi a formação da primeira turma do Ensino Fundamental II, com alunos e alunas do sétimo ano da ESEBA. Ao trabalhar essas turmas mistas, observamos diferenças no comportamento e na desenvoltura delas quando sozinhas e na presença dos meninos.

Primeira turma de meninas do 7º ano da ESEBA em Uberlândia – 2019. De esquerda à direita: Camilla, Mariane, ana Júli e Liliana Sanz, Geovanna, Clara, Laura e Lavinnia.

Comprovamos o ganho na autoconfiança das meninas no primeiro cenário, particularmente ao manipular os materiais e na elaboração de projetos simples. De forma semelhante ao que fazemos com alunas do Ensino Médio, o grupo do sétimo ano atuou como monitor para turmas de alunos mais novos, aqui de primeiro e terceiro anos do ensino fundamental, de maneira muito desenvolta e motivada.

Também de modo semelhante ao que fazemos com as alunas do Ensino Médio, o grupo visitou a UFU e teve acesso a equipamentos (fontes de tensão, multímetros, componentes eletrônicos) em um laboratório usado nas aulas de graduação em ciências e das engenharias.

Na pandemia, Camilla Stefany Ferreira (ESEBA) e Larissa Inácio (programa de Pós-Graduação em Física – UFRJ) juntaram-se para entrevistar a Profa. Silvia Alencar (DF-UFMG) sobre o prêmio Nobel de Física do ano de 2020.

Também na pandemia, foi realizada a palestra e roda de conversa intitulada “Tecnologias quânticas: seu computador vai virar sucata?”, em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Informação Quântica (INCT-IQ), a ESEBA, o Museu DICA (INFIS-UFU) o LADIF (IF-UFRJ) e a Secretaria Municipal de Educação de Paraty-RJ. Os alunos do agora 8o ano de ensino fundamental da ESEBA, incluindo as meninas do nosso grupo, participaram ativamente do evento. A palestra foi proferida pela pesquisadora do INCT-IQ Profa. Bárbara Amaral (IF-USP), e a mesa contou com a moderação da Dra. Patrícia A. de Oliveira além de contar com a participação do também pesquisador do INCT-IQ Prof. Marcelo P. França Santos (IF-UFRJ).

Cartaz do evento “Tecnologias quânticas: seu computador vai virar sucata?“

Para 2023, esperamos voltar às atividades da ESEBA direcionadas a alunas das turmas do sexto e sétimo anos do ensino fundamental. Também planejamos expandir as atividades iniciais (oficinas e palestras) a escolas de ensino público parceiras da ESEBA ou do programa do PIBID da Licenciatura em Física da UFU.

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Atividades em Monte Carmelo-MG

Nos dias do 06 a 17 de maio de 2019, a equipe do projeto juntou forças com os alunos da disciplina de Física 3 do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) do campus Monte Carmelo, e a professora de Ciências Ana Paula Rodrigues na participação da 13a Mostra Brasileira de Foguetes. Os participantes foram crianças do 6o ano do ciclo fundamental II da Escola Estadual Professor Vicente Lopes Perez.

Os discentes da universidade auxiliaram as crianças na construção e lançamento, fazendo testes junto. Os alunos aproximaram do saber produzido no meio acadêmico das universidades e os estimulam a prosseguir em seus estudos. Além disso, os monitores universitários mostraram interesse em ajudar, cooperar e organizar o evento. Aproximadamente sessenta crianças, acompanhadas de membros do corpo docente da escola, se deslocaram até o campo de futebol do Clube Social Popular, onde lançaram os foguetes desenvolvidos pelas suas equipes. Além dos discentes da UFU, participaram da atividade discentes do curso de Ciências Biológicas da FUCAMP, vinculados ao programa de Residência Pedagógica, do qual a Profa. Ana Paula Rodrigues é professora preceptora. Para comparar as medidas das trenas com um método mais preciso, a equipe do “Tem Menina” solicitou o empréstimo de uma Estação Total dos laboratórios didáticos da UFU. Isto permitiu que os discentes da Universidade usassem os conhecimentos adquiridos em um problema diferente daqueles propostos no ambiente formal das disciplinas cursadas.

Foi uma tarde inesquecível para todos. Nas palavras da profa. Ana Paula:

Foi empolgante ver o “brilho nos olhos” dos meus alunos quando seus foguetes eram lançados e percorrido grandes distâncias. A todo momento queriam saber o motivo do sucesso ou não de seus foguetes

Outra atividade foi a programação de uma oficina de circuitos em massinha planejada para servir de apoio à discussão em sala de aula do conteúdo de circuitos elétricos em 10 de junho de 2019. O objetivo pretendido da professora era iniciar as turmas no estudo do conteúdo sobre circuitos por meio de atividades práticas envolvendo materiais não tradicionais, presentes no dia a dia do aluno. Após as atividades, os participantes registraram as percepções e seu entendimento em formato de relatório. Inclusive eles desenharam o arranjo esperimental dando indícios de que entenderam os conceitos do fenômeno físico observado como por exemplo, condutor, gerador de energia, resistor, polaridade.